Array
TEKTÓNICA 2010
Mecanobloc
10/05/2010
Feira Tektónica de 11 a 15 de Maio na FIL
19/03/2010
Reabertura do site Mecanobloc
Mecanobloc
19/11/2009
Divisória MECANOBLOC PAcoustic no Campus de Justiça de Lisboa
Jornal Construir
13/11/2009
Newsletter 02 - Mecanobloc
Mecanobloc
06/11/2009
Feira Concreta 2009 - Exponor
Mecanobloc
22/10/2009
--Página 1 de 2--
Próxima › Última »

Divisória MECANOBLOC PAcoustic no Campus de Justiça de Lisboa


13/11/2009
Jornal Construir

Divisória MECANOBLOC PAcoustic no Campus de Justiça de Lisboa

O Complexo de Escritórios "Office Park Expo" possui uma área de 200.000 m², dos quais 65.000 m² são espaços para escritórios e 133.000 m² são caves e galeria comercial. A área de escritórios, foi originalmente concebida num conceito de pisos totalmente em "open-space", para que cada um fosse entregue ao inquilino ou comprador (a nível de interior), somente com pavimento técnico sobrelevado, tecto falso metálico, iluminação e algumas especialidades técnicas (como AVAC's; etc.), aliás como actualmente é usual, nesta área da promoção imobiliária. A compartimentação interior, surgiria depois ao gosto e necessidade, de quem entrasse e consoante a negociação, contratada pelo promotor ou pelo inquilino/comprador.


Já numa fase final de construção e através de uma brilhante operação imobiliária, o promotor e proprietário NORFIN, arrendou praticamente a totalidade do empreendimento ao Ministério da Justiça / Instituto de Gestão Financeira e de Infra-Estruturas da Justiça, colocando assim no Parque das Nações, o Campus de Justiça de Lisboa que concentra 21 tribunais, juízos, serviços do Ministério Público, conservatórias, direcções-gerais e Institutos públicos.


 

Para esta mega-operação de implantação de todos os serviços transferidos, existiu um projecto inicial de distribuição de espaços (para a transformação dos "open-space" em locais perfeitamente funcionais e compatíveis com o destino que agora iriam ter), em que a compartimentação interior era toda executada com o tradicional sistema de placa de gesso.


 

A MECANOBLOC teve acesso a este projecto/caderno de encargos inicial e decidiu enfrentar, talvez o maior desafio dos seus 20 anos de existência, no segmento do fabrico e instalação de divisórias amovíveis: conseguir a viabilidade da substituição de mais de 30.000 m² de divisória em placa de gesso, por um novo tipo de divisória amovível, criado totalmente pela MECANOBLOC.


 

Esta foi uma tarefa tecnicamente complicada por causa das características de isolamento acústico que eram exigidas nas paredes internas. Nalguns casos era exigido um índice de isolamento sonoro para sons de condução aérea de 52 dB e noutros, até de 58 dB. Não podemos esquecer que estávamos a tratar de salas de audiência de Tribunais, de salas de testemunhas, de salas de magistrados, etc.


 

Quem neste ramo está na área da concepção e desenvolvimento e que já tenha alguns "kilómetros" de ensaios acústicos a paredes divisórias (seja em laboratório ou seja "in situ"), percebe de imediato a dimensão deste desafio, pois normalmente anda-se na casa dos 44 a 48 dB, para uma muito boa divisória. Acresce a esta dificuldade, o facto de (obviamente) ser muito, mas muito mais difícil conseguir-se ir buscar mais 1 ou 2 dB no patamar dos 50's ao nível do índice de isolamento sonoro para sons de condução aérea, do que conseguir 5 ou 8 dB no patamar dos 30's.




Além desta componente, tínhamos também que intervir no capítulo financeiro, pois os cálculos estimados para o valor final de projecto, para a versão "placa de gesso", já estavam praticamente fechados e aceites. A substituição que iríamos propor, não poderia alterar quase nada, o valor final da obra de preparação dos espaços, para a referida recolocação.


 

Depois de um árduo trabalho de concepção, cálculo, elaboração, amostras, ensaios mecânicos, ensaios acústicos, montagem de protótipo, mais ensaios, mais montagens, etc., criámos a Divisória MECANOBLOC PAcoustic, com a qual conseguimos atingir o objectivo a que nos propusemos, ultrapassando todas as barreiras referidas. Conseguimos também "vender" muito bem este novo conceito de divisória ("desmontando" os senis argumentos da placa de gesso) ao Construtor, aos Arquitectos, ao Inquilino e ao Proprietário, basicamente passando por 5 linhas de força:

 

 

Eficiência técnica - Estando a combater os sistemas de placa de gesso com dupla estrutura e dupla placa (por causa dos altos índices de isolamento acústico), conseguimos criar uma divisória que pode ter espessuras de 125 a 150 mm, contendo no seu interior uma "sanduíche" compactada de materiais de diferentes densidades e espessuras. Relativamente ao índice de isolamento sonoro para sons de condução aérea, conseguimos atingir o valor de 53 dB (Rw) em ensaio certificado, realizado no LNEC.


 

Nos ensaios "in situ" entre compartimentos, chegámos a valores de 59 dB (Dnt,w) para a divisória dupla (valores sobejamente superiores aos anunciados e testados para a placa de gesso).


 

Custo comparativo - A nossa divisória é um produto acabado, portanto já tem uma cor ou textura final, rodapé e rodatecto. O seu custo por m² inclui o acabamento e aspecto finais! Obviamente o custo do sistema de placa de gesso, mesmo até com barramentos finais, ainda é inferior ao da PAcoustic. Agora, se juntarmos os custos de pinturas nas duas faces, mais os custos do rodapé e os do rodatecto, teremos um preço final de m² já praticamente igual. Não esqueçamos os custos de contentores e mais contentores que implica uma obra com o gesso e os respectivos desperdícios - é uma obra suja - enquanto este nosso sistema utiliza painéis e estrutura fabricados por medida em linha de produção, com desperdício mínimo em obra. Portanto, no nosso sistema, o preço total final, pode nalguns casos ser até mais baixo.


 

Prazo de execução - A divisória MECANOBLOC PAcoustic, incorpora um sistema de fixação de painéis à estrutura, muito específico que em conjunto com a modulação regular dos painéis exteriores, lhe confere uma velocidade de montagem que é cerca de metade da velocidade do sistema da placa de gesso (este facto foi comprovado na execução deste projecto).


 

Custos de Manutenção/Exploração - Muitos dos projectos actuais, seja na área Office, na área da Justiça, na área Escolar, na área Hospitalar ou na área Instituicional em geral, são concebidos em regime concepção-construção e com um prazo de manutenção incluído que vai normalmente de 10 a 30 anos. Isto representa grandes custos para o construtor, ou nalguns casos (consoante o tipo de negócio) para o utilizador. Com a placa de gesso, por efeitos de desgaste de idade e/ou utilização, ela tem que ser pelo menos pintada periodicamente. Por exemplo imagine-se o cenário de um corredor a direito com 20 m, em que alguém inadvertidamente riscou ou "descascou" um segmento de 20 cm. Neste caso para não se correr o risco de começar a ter mais que uma cor no corredor, ele não pode ser pintado somente naquele sítio, terá que ser todo pintado de uma ponta à outra ( mais tempo e mais dinheiro). No caso do nosso sistema somente tem que ser retirado da estrutura e trocado um painel exterior que normalmente tem uma modulação de 900, 1.000 ou 1.200 mm.

 

Esta operação pode demorar minutos. Outro cenário, em que por uma questão estética se decide passado um tempo de ocupação, mudar por exemplo o local de uma porta. No caso do gesso, teria que se partir paredes, rodapé e rodatectos, desmontar porta, recolher entulho, voltar a montar estrutura e gesso, barrar com massas e pintar.

 

Bom, na nossa divisória, como a medida da largura é modulada, podem-se trocar ou painéis ou portas de e para onde se quiser, é só desmontar, trocar e voltar a montar.

 

Demora umas horas, se tanto. Resumidamente, os custos de manutenção e exploração deste nosso sistema são baixíssimos.

 

Vantagem estética - Nos casos tradicionais (gesso ou alvenaria), as paredes têm que ser pintadas, mas apenas com uma cor escolhida, ou seja, o universo de escolha será um catálogo de cores NCS, ou RAL, etc. O sistema MECANOBLOC PAcoustic permite escolher para o revestimento do painel exterior, uma melamina com uma cor, ou uma textura, ao mesmo preço final de m². O universo de escolha amplia-se extraordinariamente, quando se pode escolher para acabamento dos corredores, ou gabinetes, ou hall, ou um cinzento, ou um creme, ou um verde, ou um carvalho, um wengé, uma tola ou até um metalizado, mas sempre sem acréscimo de preço. Conseguimos distinguir ou dar destaque ou até nobreza a alguns espaços do nosso projecto, sem "derrapagens". Havendo alguma "liberdade de orçamento" e criatividade, podemos até avançar para painéis folheados a folha natural de uma qualquer madeira.

 

A MECANOBLOC conseguiu criar um novo modelo e conceito de Divisória Amovível que incorpora muita novidade em termos de características de materiais, peças e sistemas de fixação, conferindo-lhe assim um alto nível de eficiência acústica.

 

Pensamos que (em detrimento dos sistemas de placa de gesso) este será o caminho futuro da compartimentação, quando num projecto os requisitos a nível acústico e financeiro, forem bastante exigentes, mas tenham que permitir em simultâneo, bastante liberdade na criatividade do Arquitecto. 

 

Eng. Rui Santos, director-geral da Mecanobloc

 

 

Partilhar
Galeria de Imagens
Ficheiro pdf